Educandário Romão Duarte: 15 de maio, dia do Assistente Social

15 maio 2012

15 de maio, dia do Assistente Social

Em especial a nossa profissionais Renata e Luciana Calaça
Afinal por que não aproveitar para conhecer o que realmente faz este profissional?

Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. ElE estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável - em todos os sentidos.


Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.Utilizando uma metáfora popular, podemos dizer que este profissional não é aquele que doa um peixe, mas o que ensina a pescar. É preciso diferenciar assistência de assistencialismo.

Em uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos.

No setor público, que emprega a maioria desses profissionais - 80% da categoria -, ele desenvolve campanhas de saúde, educação e recreação. Em grandes empresas privadas, por sua vez, pode prestar assessoria na área de recursos humanos.

Em uma penitenciária, por exemplo, ou em abrigos de menores, o assistente social desenvolve um trabalho de reintegração social. A idéia é fazer com que esses indivíduos marginalizados sintam-se parte da sociedade, eliminando ou reduzindo o sentimento de exclusão.

3 comentários:

  1. Parabéns mesmo para todos os profissionais, que escolheram essa linda profissão...me orgulho de fazer parte disso.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ A TODOS. A BELA LUCIANA CALAÇA, ALÉM DE SER LINDA É TAMBEM TODA ILUMINADA, PASSA UM ASTRAL ENVOLVENTE E DEIXA QUEM CONVIVE COM ELA NUMA PAZ QUE NÃO SE EXPLICA. AO VÊ-LA NA FATIMA BERNEADES NO ÚLTIMO DIA 21-08, FIQUEI APAIXONADO PELA FADA MADRINHA - LUCIANA CALAÇA. SUA BELEZA ANGELICAL, NOS MOTIVA A SER SEMPRE CORDIAIS E FAZER BEM AO PRÓXIMO. BELA MULHER SOU SEU FÃ E ADMIRADOR. TE AMO.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei apaixonada pelo trabalho da fundação quando vi a reportagem na Globo, vocês estão de parabéns. Margareth

    ResponderExcluir